Autora: Suzanne Collins
Sinopse: A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?
Páginas: 397
Editora: Rocco
Nota: 10
A primeira vista a história pareceu não fazer muito o meu tipo, leitora assumida de chick-lit, contudo Jogos Vorazes tornou-se um dos meus dez livros favoritos, com certeza. Eu lembro de ter ouvido falar dele pela primeira vez em uma entrevista da Becca Fitzpatrick, mas mesmo assim não despertou meu interesse. Estava em um sebo quando vi o exemplar ainda embalado no bacão, o dono do lugar me contou que a cliente que havia acabado de sair tinha desistido de levá-lo. Vou contar, o que mais pesou na hora de comprar foi ter visto um livro tão novo no meio de livros tão velhos.
Bom, foi instantâneo, assim que comprei o livro recebi várias indicações, tanto da história quanto da autora.
Para começar, Jogos Vorazes é dividido em três partes: Os Tributos, Os Jogos e O Vitorioso. Como a sinopse já diz trata-se da nação de Panem, que surgiu após o fim da América do Norte, o que nos leva a acreditar que a história acontece em um futuro bem distante. Panem é formada por 12 distritos que são administrados rigorosamente pela Capital. Toda a rigidez da Capital inclui os anuais Jogos Vorazes, uma competição que conta com um casal, entre 12 e 18 anos, de cada distrito. O objetivo dos jogos é que os jovens lutem pela sobrevivência, levando-os a morte até que sobre um vencedor que receberá fama e reconhecimento, e o mesmo será garantido para seu distrito. Aos olhos da Capital essa é uma boa maneira de manter todos na rédea curta.
Katniss é a grande protagonista e narradora do livro. Uma garota de temperamento forte, que após perder o pai em um acidente de trabalho se vê obrigada a tomar as rédeas da família. Isso parece torná-la arisca e quase incapaz e demonstrar sentimentos. As únicas personagens que realmente recebem afeto por parte de Katniss na primeira parte do livro são: Prim, sua irmã mais nova, e Gale, seu melhor amigo.
Ao ver sua irmã sendo sorteada para representar o pobre Distrito 12 nos Jogos, Katniss se oferece para ser o tributo feminino e acaba salvando a irmã da perigosa competição. Ainda é preciso escolher o tributo masculino, e o nome sorteado é Peeta Mellark - a tranquilidade de Katniss parece estar acabada. Mas não pense que Peeta é um vilão, na verdade ele é um dos personagens mais fofos que eu já vi, e também o mais sincero.
O que incomoda Katniss na escolha de Peeta é a situação pendente que tem o garoto, já que no passado Peeta salvou a vida dela, e ela nunca pode agradecer. Essa situação toda abastece grande parte da história.
A Capital é um caso a parte em toda a história. Contrasta totalmente com os distritos mais pobres. A Capital é rica e muito moderna, moderna até demais para o meu gosto, demorei um pouco para me acostumar com tantos objetos que parecem até absurdo, mas depois me lembrei que a história se passa em um futuro muito, muito distante. Os habitantes da Capital realmente me incomodaram, a maneira como tratam os Jogos e estão completamente de acordo com o sacríficio de jovens é asqueroza, de verdade.
A sobrevivência
O final do livro acontece em um ritmo alucinante e apesar de já saber que a história tem continuação eu fiquei muito tensa, afinal é MAIS do que preciso uma continuação.
Jogos Vorazes, super recomendado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário