sexta-feira, 11 de março de 2011

Receita #001 - Pão de Mel

Inaugurando a sessão de receitas do Sunrise, mas que maravilha. Queria ter começado essa parte do blog antes, mas com a vida que eu ando levando tudo parece impossível. Mas vamos deixar isso para lá e colocar em prática o mestre cuca que existe em cada um!
Para quem não sabe, eu amo cozinhar. Amo mesmo. Acho que herdei essa coisa toda da minha vó, que é uma cozinheira de mão cheia, e da minha mãe, que não trabalha com isso, mas leva jeito para a coisa.
A receita de hoje, primeiríssima, é uma receita que faz sucesso aqui na família e mais, está me ajudando muito com a super arrecadação de dinheiro para a viagem para a Disney. Pães de Mel!
Minha vó me diz que Pão de Mel de verdade não tem recheio, mas eu, sinceramente, não vejo graça nesse bolinho lindo sem recheio, por isso, também darei alguma opções que ficam muito boas!
Vamos a receita!

Ingredientes:

> 1 lata de leite condensado
> 395ml de leite (basta medir pela lata de leite condensado)
> 1 xícara de chá de mel
> 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
> 1 colher (sopa) de canela em pó
> 1 colher (sobremesa) de cravo em pó
> 3 xícaras de chá de farinha
> 1 colher (sopa) de fermento em pó
> 1 colher (sobremesa) de bicabornato

Como fazer:

Em primeiro lugar, bata em um liquidificador: o leite condensado, o leite, o mel, o chocolate em pó, a canela em pó e o cravo em pó. Bata por aproximadamente dois minutos.
Em um recipiente separado peneire a farinha, o fermento e o bicabornato, todos juntos.
Dessa vez vez em uma batedeira, despeje aquela mistura feita no liquidificador e comece a bater em velocidade baixa, aos poucos acrescente a mistura de farinha. Quando despejar tudo do recipiente, aumente a velocidade e bata por aproximadamente dois minutos.
Assim que terminar, deixe descansar por uma hora!

Já está perto de terminar o tempo de uma hora? Ligue o seu forno em 180ºC para aquecer, e unte forminhas com margarina e farinha. Com a ajuda de uma colher coloque a massa nas forminhas e leve para o forno. Aqui em casa eles assam em 20/25 minutos. Isso depende do forno de cada um.
Depois de assados espere um pouquinho, deixe que esfriem, e então tire das forminhas.

Recheios:

Eu gosto bastante do tradicional doce de leite, mas você pode inovar como quiser. Costumo fazer aquele brigadeiro de panela e rechear, beijinho também fica bom. Um ótimo é com ganache de chocolate! Para quem não sabe o ganache caseiro é uma mistura de chocolate derretido com creme de leite, por favor, creme de leite em temperatura ambiente, caso contrário irá estragar todo o chocolate!

Cobrindo:

Banhar o Pão de Mel também é bem fácil! Basta derreter duas xícaras de chocolate meio amargo e uma xícara de chocolate ao leite - para deixar mais leve. Depois mergulhe o bolinho e com a ajuda de um garfo, retire. Deixe secar sobre um papel manteiga e assim que secos, tire os excessos, se houver!

Por hoje é só, qualquer dúvida, deixe um comentário.

xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário